Set15

DMX ArtNET Node baseado no Arduino

Posted by Caneira on 15-09-12  ~  Posted in: Iluminação, Electrónica

O objectivo deste artigo, baseado num projecto original publicado no Blog deskontrol electronics,   é mostrar como construir um Art-NET Node, baseado no vulgar e bem conhecido Arduino Mega, com capacidade para control de até 4 universos DMX. Este Node, responde a todas as mensagens basicas do protocol Art-NET, pelo que qualquer controlador que respeite o protocolo, será capaz de detectá-lo e utilizá-lo como um dispositivo de entrada/saída DMX.

 

O que é necessário?

- Um Arduino Mega 2560 ou Mega 1280. A montagem e codigo foram testados num Arduino Mega 2560, mas devem funcionar sem problemas num 1280.

- Um Ethernet Shield baseado no Wiznet W5100 (Arduino Ethernet Shield)
 
- Um Prototype Shield, para montagem e ligação de alguns componentes extra, segundo este esquema.
 
- Livraria Deskontrol 4 DMX (incluida no pack para download)
 
- Arduino IDE V0023 (IMPORTANTE - O codigo para o Art-NET Node não funciona em versões posteriores)

 

Faça aqui o Download do codigo para o DMX ArtNet-Node baseado no Arduino

 

Instruções de Instalação:

No Arduino IDE 0023, em "Arduino-0023/hardware/arduino/cores/arduino/HardwareSerial.cpp ", procure pelo ficheiro HardwareSerial.cpp, e mude o nome para HardwareSerial.cpp.bak. Agora copie para esta mesma pasta, o ficheiro HardwareSerial.cpp incluido no pacote de download.

Copie a pasta "Dmx" incluida no pacote de download para a pasta "arduino-0023/libraries/"

Copie a pasta "artnet_node" para a pasta de sketches do Arduino

Agora abrimos no nosso PC o software Arduino 0023 e carregamos o sketch "artnet_node". Podemos agora fazer algumas alterações no codigo fonte, tais como definir o endereço IP do node, ou o numero de universos de entrada /saída que pretendemos. Seguidamente compilar o codigo fonte e fazer o upload para o Arduino.

 

Conclusão

Apesar de à primeira vista este projecto parecer complexo,  a sua construção,  e programação do Arduino é bastante fácil.

Numa primeira fase, pretendo usar este prototipo como output para apenas 2 dos 4 universos DMX possiveis, e devido às limitações de memória do processador do Arduino Mega 2650, que podem impor algumas restrições caso se utilizem na totalidade o numero de canais permitidos pelos 4 universos DMX possiveis, o software antes da compilação foi configurado para a utilização de somente 2 universos DMX. Por esta razão, como se pode ver nas fotos abaixo, no prototype shield foram apenas montados dois MAX485, correspondentes aos universos  DMX 1 e 2.

A versatilidade desta interface é enorme, podendo o software antes de compilação, ser configurado de diferentes formas.

Seguem-se algumas fotos da interface ArtNET Node já montada e instalada numa caixa de prototipo, prontinha para o dia a dia... 

 
Este prototipo está já em testes, e o seu desempenho tem sido muito positivo.