Jan08

AuriolDuino - RF receiver Auriol H13726A

Posted by Caneira on 08-01-14  ~  Posted in: Meteorologia, Electrónica

O AuriolDuino é um Receptor RF que permite a recepção de dados das seguintes estações meteorológicas: Auriol H13726A, Ventus W155, Hama EWS 1500, Meteoscan w155 w160, Alecto WS-3500 e  Balance RF-WS100

São muitos os possuidores deste tipo de estações meteorológicas, especialmente as Auriol H13726A (comercializadas em Portugal pelo Lidl), que gostariam de poder aceder aos dados da sua estação num PC, quer seja apenas para simples registo e armazenamento histórico, quer seja para os poderem disponibilizar na internet em páginas próprias ou em sites especializados como o Weather Wunderground, criando assim a sua própria estação meteorológica amadora.

Como eu próprio enfrentei esta situação, decidi tentar fazer alguma coisa.  Partindo de algum código Arduino já existente e publicado na Internet, fui desenvolvendo esse mesmo código conjuntamente com uma plataforma hardware, que fosse económica, fácil de contruir e se mostrasse estável e fiável.

 

Após vários protótipos e muitos meses de testes, em Julho de 2013 surge o AuriolDuino RF Receiver, um conjunto Software / Hardware que permite a recepção por RF de todos os dados dos sensores originais da estação.

Dispondo de boards e componentes extra, decidi disponibilizar alguns exemplares em forma de kit pronto a funcionar. O  exito desta iniciativa foi para além do esperado, e neste momento existem já vários kits AuriolDuino a funcionar, não só em Portugal, como em vários países da Europa.

Assim, e para comemorar o 1º Aniversário da MeteoCercal, o AuriolDuino RF Receiver, surge em 2014 com uma nova Extended Version (imagem ao lado, clique para ampliar), recheada de novidades e melhoramentos:

AuriolDuino - Weather Station RF Reciver
- Nova board dupla face de elevada qualidade.
- Novo relogio em tempo real, de elevada precisão Maxin DS3231.
- Conector de antena SMA onboard.
- Sensor DHT11 onboard.
- Suporte de hardware e software para ecan a cores TFT 1,8".
 
De entre outras, mantem-se:
 
- Possibilidde de uso em modo Standalone (Versão Extended), recorrendo a uma alimentação de 9V, funcionando quase como uma segunda consola.

- Compatíbilidade com o sistema Arduino_Weather_Station_TX_Sensors, para recepção de sensores extra.

 

Para mais informação, constantemente actualizada sobre o AuriolDuino, consulte esta página: Auriol H13726 / Ventus W155 Weather Station RF Receiver